Afinal Rosé

A cor é uma das principais diferenças entre os vinhos e o rosé é o que gera mais curiosidade sobre como é produzido.

Afinal, como se faz vinho rosé?

Produzido em todos os principais países produtores e com quase todos os tipos de uvas brancas e tintas, o vinho rosé apresenta diferentes tons rosados, dos mais fortes como morangos, passando por salmão, até a famosa cor de casca de cebola dos mais clarinhos.

Tecnicamente, o vinho rosé pode ser produzido de 3 maneiras. A tonalidade rosada pode resultar do tempo de prensagem ou do contato do mosto (suco da uva) com as cascas das uvas tintas durante a produção tradicional. Através do Método de Corte que mistura vinho tinto ao branco, muito produzido em países como a África do Sul e Estados Unidos. Ou ainda pelo Médodo de Cofermentação que combina a fermentação de uvas tintas e brancas em conjunto como acontece na Provence, região na França que é para muitos a maior referência em vinhos rosés (90% da produção).

Muito frutado, o vinho rosé costuma apresentar acidez perceptível, corpo leve ou médio e varia bastante em doçura. Beber um bom vinho rosé exige alguns cuidados na sua escolha e no serviço. Em geral, os mais jovens são os melhores e ficam ainda mais agradáveis e refrescantes quando levemente gelados (entre 8 e 10º C).

Famoso pelo estilo delicado e elegante, sabor agradável e fresco, o vinho rosé é a imagem da sofisticação. Ideal para consumo descontraído em eventos, à mesa e mesmo a beira da piscina ou da praia.

Na gastronomia, o rosé merece destaque. Versátil é excelente para uso na coquetelaria e para acompanhar aperitivos e pratos em harmonizações diversas. Os mais escuros, como os do Novo Mundo, acompanham bem preparações menos

aromáticas e mais rústicas. De forma geral vão bem com pratos leves como camarão, polvo e salmão, especialmente grelhados ou com pouco molho.

Simone Farret

Simone Farret é Sommelier, RP e Jornalista. Empresária no segmento de vinhos, apresentadora do Dica da Sommelier na 104FM e Colunista Drops Mag.

No Comments Yet

Comments are closed