Os Mobiles de Jê Américo

Esta em cartaz a exposição ‘Mobiles‘ do artista paulistano Jê Américo, com curadoria de Paulo Gallina. Para a mostra ele preparou uma nova série de pinturas inspiradas no movimento artístico da ‘Op Art’, com domínio das regras geométricas da perspectiva, trazendo a “ilusão” da tridimensionalidade espacial, doando movimento a objetos estáticos. A exposição apresenta 33 trabalhos recentes em técnica mista sobre papel.

Conceitos da física quântica, como o principio da incerteza e a dualidade onda partícula, também podem servir como parâmetros para a apreciação dos conjuntos dos trabalhos, onde momentos passados e futuros são registrados num único instante, que trás a memória de posições passadas e projeções de posições futuras. Ambos os assuntos, teoria da relatividade e mecânica quântica interessam ao artista.

mobile4

A questão da representação da quadridimensionalidade da realidade já se expressava em obras anteriores do artista, marcadamente na trilogia intitulada “linhas: 3 atos”,  que teve como fonte de inspiração a música, através  dos trabalhos da banda britânica Radiohead, do compositor estoniano Arvo Pärt, e do compositor barroco alemão Johan Sebastian Bach.

Exposição Jê Américo
Até 10 de dezembro
Galeria Caribé | Rua João Lourenço, 79 – Vila Nova Conceição – São Paulo/SP
Seg à sexta: 10h às 18h
Sábado: 10h às 13h

No Comments Yet

Comments are closed