Final de Semana de Bossa e Jazz na Praia da Pipa

No melhor do estilo Bossa e Jazz, a Praia da Pipa (RN) foi palco de mais uma edição do Fest Bossa & Jazz. A edição comemorativa de 10 anos – etapa na Praia da Pipa -, reuniu mais de 25 mil pessoas durante quatro dias o Festival.

Foram mais de 20 atrações locais, nacionais e internacionais em quase 50 pocket shows, em apresentações descentralizadas e distribuídas em polos diurnos à beira mar e noturnos pela ruas, bares e restaurantes do balneário mais famoso do Rio Grande do Norte.

O line-up destacou atrações como Lan Lanh (BA/RJ), Indiana Nomma (Honduras / Rio de Janeiro), que apresentou ao festival, o Tributo a Mercedes Sosa, com participação de André Siqueira no violão e conta com o apoio da Fundación Mercedes Sosa, na Argentina. A Banda Terráquea & Cacá Magalhães (BA) liderada pelo guitarrista norte-americano Lon Bové que mistura soul, jazz e rhythm and blues com ritmos afro-baianos. O fenômeno Cacá Magalhães, menina de 12 anos que interpreta clássicos de Nina Simone, Aretha Franklin e outros grandes artistas. E ainda nomes como o da banda The Cinelli Brothers (Inglaterra), consagrados por suas expressivas apresentações na capital inglesa, Arthur Philipe & Quintessence (PE) um dos maiores intérpretes de jazz masculino do país, Chico Bethoven & Regional Choro do Elefante (RN), com uma apresentação de clássicos do choro nacional em músicas que contam um pouco dos últimos 130 anos de história desse gênero. Essas atrações uniram-se a outras como: Moraes, Mathisen e Zimring Trio (Brasil/Noruega e Israel); Duetto Cabroso (RN), Darlan Marley Quarteto (RN), Gabriel Yang (CE), Macumbia (PB), Clara Menezes (RN), Duo Rock Cello & Piano (RN), Gumbo Blues (CE), Duo Jubileu Filho & Cacá Velloso (RN), Jammin” (RN),Blues Sinners (PE/RN), Pablo Osta (ARG), Fernanda Fialho (CE), Brazuka Jazz (RN), Quarteto da Pipa (URU/ SP/CE/ BA) e a Bossa & Jazz Street Band (RN).

O Fest também deixa um legado social, educativo e ambiental com a realização das oficinas “Cantando e aprendendo a preservar” com Daniel Vieira e Marizé, reunindo centenas de crianças da rede pública de ensino em momentos de aprendizado e reflexão da relação humana com a natureza; a palestra musical para crianças, com Luciano Prates em ‘O que é esse tal de Jazz’, que apresentou à garotada a origem desse gênero musical e todas as suas nuances; teve também o workshop musical para guitarristas e entusiastas na ‘Construção de Guitarras Artesanais “Cigar Box’’ com o músico Gabriel Yang e, por fim, o bate-papo ‘Viver da Música: Realidade e Desafios’, enriquecido por toda a experiência da cantora hondurenha, Indiana Nomma.

No âmbito sustentável, uma campanha chamou bastante atenção. A  ação promovida pela Coca-Cola inspirada no movimento mundial de coleta de plásticos nas praias, conhecido como “Take Three – recolha três”, que consiste na ideia de remover, pelos menos, três objetos plásticos, auxiliando na limpeza e na conscientização ambiental. A ação trocou objetos plásticos por copo personalizado da Coca-Cola e continuará por Pipa sendo intensificada nas escolas, ruas e praias. A operação é feita com base no conceito do “Viva Mais Retornável” que a Coca-Cola abraçou com o lançamento da volta das embalagens retornáveis.

O evento acabou no último domingo (18), em um momento regado com muita música e descontração, no Pipa Beach Club, diante a um lindo pôr do sol. Com o local lotado, vários artistas dividiram o palco na última Jam Session, da 19ª edição, e presentearam o público com uma mistura de ritmos envolventes.

O Fest Bossa & Jazz segue em São Miguel do Gostoso, entre os dias 10 a 13 de outubro.

Simone Farret

Simone Farret é Sommelier, RP e Jornalista. Empresária no segmento de vinhos, apresentadora do Dica da Sommelier na 104FM e Colunista Drops Mag.

No Comments Yet

Comments are closed