As cores do Cangaço por João Martins

O artista plástica baiano João Martins expressa a temática do Cangaço, insurgência popular coletiva que teve lugar nos sertões nordestinos, através de uma estética muito viva. Martins retrata o tema envolvendo o ambiente com suas cores, fauna e flora, além de objetos do cotidiano. Tudo sob uma ótica muito humana.

A mostra As Cores no Cangaço pode ser visitada até 15 de outubro, na sala Carlos Bastos, no Teatro Módulo, na Pituba, em Salvador.

Inspirada no livro Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço, do escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello, a mostra reúne 21 obras em acrílica sobre tela, em tamanhos variados, onde o lado humano e antropológico do Cangaceiro, com seus hábitos e costumes, roupas e utensílios, são representados através da criação do artista, que buscou conferir aos quadros uma imagem forte e colorida. “É com esse sentimento poético que procurei mostrar um figurativo, tanto histórico, quanto festivo, numa leitura colorida e alegre, entre bandeirolas, sanfonas e mandacarus, no cenário bonito da Caatinga, com suas frutas e passarinhos, como o Sertão sempre foi. A exposição apresenta portanto o meu contexto artístico e onírico sobre o Cangaço, com todas as cores da minha poesia, declara João Martins”.

Simone Farret

Simone Farret é Sommelier, RP e Jornalista. Empresária no segmento de vinhos, apresentadora do Dica da Sommelier na 104FM e Colunista Drops Mag.

No Comments Yet

Comments are closed