Alimentação saudável para o carnaval

Com o Carnaval batendo à porta, e, em algumas localidades do Nordeste, já nas ruas a todo vapor, é hora de redobrar a atenção com o que será ingerido. O período requer comportamento e foco: para aqueles que curtem a folia o cuidado na alimentação começa mesmo antes de sair de casa, mas também durante e pós.

O ideal é realizar uma alimentação completa, rica em vitamina C, Zinco, Potássio para fortalecer o sistema imunológico. Assim como alimentos leves, frutas e vegetais, e alimentos antioxidantes. Evitar preparos e opções pesadas e gordurosas também é uma boa alternativa nesse período de festa. Sendo assim, dê preferência às combinações mais leves. Boa dica é montar o cardápio antes dos dias de festa: deixando pronto, é mais fácil não sabotar a dieta.

Os alimentos congelados são os mais práticos, e sim, existem opções saudáveis, a exemplo dos produtos congelados produzidos pelo Greenmix Mercado Saudável, espaço especializado 100% em alimentos funcionais. Entre as opções estão o salgado maromba, coxinha de frango com batata doce, pizzas integrais (carros-chefes) e as quiches funcionais, que são práticos, sem glúten, sem lactose e carregados de sabor.

Outro cuidado deve ser dado à hidratação. Durante a folia o corpo perde muita água. O período ainda coincide com a estação mais quente do ano, época em que o cuidado com a hidratação já deve ser redobrada. Procurar ingerir chá verde, cavalinha, chá de canela e gengibre, que são mais simples, e ainda possuem propriedades diuréticas e termogênicas. Os sucos com receitas detox, e o de uva integral são ótimos aliados, pois ajudam na limpeza do organismo. Entre uma ingestão e outra de bebidas alcoólicas, um copo de água é regra. Pois o álcool desidrata o organismo. E de quebra ainda se afasta a temida ressaca do dia seguinte.

Porém, se não seguiu nenhuma das regras, nem tudo está perdido. Ainda há o dia seguinte para reparar o dano: alimentação leve e hidratação. Os líquidos são os mais importantes, como suco verde e água de coco, que ajudam a hidratar. Prezando, de preferência, por alimentos que estimulem a digestão rápida e com baixo teor de gordura (já que a gordura aumenta a sensação de enjoo) e fontes boas de carboidratos, como as frutas. E não mais ingestão de bebidas alcoólicas, para não sobrecarregar o fígado.

 

No Comments Yet

Comments are closed