Confira a maior degustação de vinhos de safra única do mundo

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) realizou em Bento Gonçalves (RS), a maior degustação do mundo, com vinhos de uma única safra, na 26a Avaliação Nacional de Vinhos.

Ao que tudo indica, a qualidade da colheita deste ano promete excelentes amostras de vinhos brasileiros para os mercados nacional e internacional. Tanto, que 49 vinícolas da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina inscreveram 344 exemplares de seus melhores tintos, brancos, rosés e espumantes nessa 26ª ANV. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento é único no gênero, aponta o desempenho, evidencia a performance e contribui para a evolução, divulgação e reconhecimento do vinho brasileiro.


Com a soma destes 344 varietais, a ANV rompeu a barreira de 6 mil  garrafas somadas e comprovou que muito mais do que quantidade, a qualidade da produção nacional evolui a cada ano.”Não existe no mundo outro evento como este. Nossa bandeira vai muito além de marcas e carrega consigo o DNA de um país formado por muitos terroirs. A Avaliação representa toda esta diversidade”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.


Foram avaliadas às cegas 344 amostras de 49 vinícolas de diversos estados brasileiros. O resultado é fruto do trabalho conjunto de 120 enólogos e é estabelecido a partir de um regulamento que segue rígidas normas internacionais. No final da maratona enológica, os 16 vinhos mais representativos são apresentados ao público, num grande evento que reúne 16 juízes na bancada oficial, composta por profissionais altamente qualificados, tais como sommeliers, jornalistas, enólogos e enófilos do Brasil e do exterior.


Somados ao público, o número de degustadores beira a casa de 1.000 indivíduos. Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris -, estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas. O 16º jurado será sorteado entre o público.


O ritual é sucesso e se repete a cada ano. Uma a uma, as amostras são servidas e degustadas por todos ao mesmo tempo. Assim que cada um dos 16 melhores vinhos é avaliado, é feito o comentário por um dos 16 juízes que compõem a bancada oficial.  Somente depois de degustar os 16 exemplares, é anunciado o resultado com os vinhos e vinícolas mais representativos da safra 2018.


No evento, acontece entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2018, uma homenagem que a ABE presta à pessoas que em sua trajetória, contribuem para promover o vinho brasileiro.“Sabemos que todo vinho tem marca. Para nós, enólogos do Brasil, a marca que carregamos é a do vinho brasileiro, acima de qualquer condição. Erguemos esta bandeira que muito nos orgulha, pois sabemos que os vinhos e espumantes que elaboramos têm qualidade superior. O mundo reconhece esta evolução e nós brasileiros precisamos reconhecer”, destaca ainda o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

Paulo Greca

Jornalista especializado em gastronomia e turismo. Parceiro no Portal www.Band.com.br e colunista das revistas Drops Mag, Cool Magazine e Brasil Travel News.

No Comments Yet

Comments are closed